Campanha do Greenpeace para a desintoxicação têxtil

Campanha do Greenpeace para a desintoxicação têxtil

chamada_29

Greenpeace, organização não-governamental que visa a preservação do meio ambiente para que a natureza possa prover boas condições de vida para todas as espécies, anunciou nesta semana mais uma de suas campanhas. Entitulada de #OReiEstaNu, ela tem como principal objetivo denunciar grandes marcas de luxo por comercializarem roupas infantis contendo substâncias tóxicas perigosas que afetam a todos nós. Segundo o GP, os químicos perigosos estão em todas as peças, apesar da indústria da moda de luxo ser exclusiva. “Não importa o quanto você paga, essas lindas roupas estão escondendo uma verdade terrível”.

A grande concentração da substância responsável pela criação da campanha é do químico Etoxilato de Nonilfenol – NPE, principalmente nas roupas “Made in Italy”. Das grifes que estão sendo acusadas, encontra-se Versace, Dior, Dolce&Gabanna e Louis Vuitton.

Um pesadelo tóxico

A principal alegação do GP é de que o lançamento de substâncias químicas nos rios e lagos é bastante nocivo à nossa saúde e a dos animais marinhos, e isso vem sendo provocado pela indústria têxtil. Apesar das marcas de luxo pregarem a moda exclusiva, os danos são tão nocivos quanto os de lojas comuns. O estudo do Greenpeace Internacional revela uma verdade fora de moda sobre substâncias químicas perigosas encontradas nas roupas e calçados infantis,  produzidos por oito marcas de luxo do mundo da moda. 16 dos 27 produtos testados (59%) foram identificados contendo um ou mais dos seguintes químicos perigosos: Etoxilato de Nonilfenol (NPE), Phthalates e Antimônio, entre outros. Para ler o relatório completo

A produção têxtil é uma das maiores fontes de poluição das águas no Sul do planeta, onde o uso de substâncias químicas perigosas continua não regulamentado. Os mesmos químicos que são despejados nos rios em centros de produção como a China, mas também estão sendo derramados de roupas compradas e vendidas por todo o mundo. Liberados no meio ambiente, eles podem se tornar substâncias tóxicas capazes de causar distúrbios hormonais e gerar riscos de saúde para crianças e adultos.
2_5
Fonte: Profissão moda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *